FUNDAMENTAL II

ENSINO MÉDIO

AMPLIAR A VISÃO DE MUNDO E PROMOVER AUTOCONHECIMENTO

A Mostra Cultural é um momento importante para a socializarmos uma pequena parte daquilo que é desenvolvido com as turmas, no processo de aprendizagem.

Optamos neste ano por não escolher um tema único para todos os anos, de tal forma que cada grupo possa apresentar o que aconteceu dentro das propostas e projetos diversos que aconteceram ao longo do ano.


Esperamos que apreciem!

Estudo do Meio - Itatiaia (6ºs anos)

Produção dos alunos nas diversas disciplinas sobre o estudo do meio à Itatiaia.

Acesse os trabalhos: 6º A | 6º B | 6º C

Programação com Micro:bit - "O menino do espelho", de Fernando Sabino (6ºs anos)

Num primeiro momento, a leitura é individual, seguida das Rodas de Conversa, apresentação do filme homônimo, resumo dos capítulos e digitação. Apresentação no Clube de Leitura, com a participação do ator Lino Facioli, protagonista do filme.

Neste ano, decidimos realizar o projeto trazendo inovações e tecnologias como meio criativo para os alunos contarem a história. Através da Programação com Micro:bit,: criaram animações em Scratch e robôs e fizeram as gravações de áudio da narração.

ACESSE AQUI os trabalhos.

Arte Moderna Digital (6ºs e 7ºs anos)

Mostra dos quadros com música e tecnologia em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. O trabalho foi realizado pelos alunos dos 6ºs e 7ºs anos sob a orientação dos professores Rozangela- Artes, Elisa- Música, Allan e Fernanda- Tecnologia Educacional.

ACESSE AQUI os trabalhos.

Haicais (7ºs anos)

Após estudarem o conceito de haicais, os famosos poemas japoneses, os alunos fizeram sua produção baseada no tema "Cidades", proposto pelo concurso internacional promovido pela Jal Foundation.

ACESSE AQUI os trabalhos.

Matemática Africana (7ºs anos)

A partir de pesquisa na Internet e de algumas discussões em sala de aula, grupos de alunos dos 7os. anos exibiram suas percepções sobre a matemática criada e desenvolvida no continente africano.

ACESSE AQUI os trabalhos.

Jogos Digitais (7ºs anos)

Uma parceria muito bem sucedida entre Educação Física e Tecnologia da Educação levou nossas alunas e alunos a produzirem jogos digitais. Confira!

ACESSE AQUI os trabalhos.

Objetos Luminosos (8ºs anos)

Um dos conteúdos dos 8ºs anos em Ciências é o estudo de Circuitos Elétricos e Energias Renováveis. Pensando nisso, os alunos escolheram objetos luminosos que encontram em séries, filmes, jogos e desenhos e os construíram no laboratório utilizando os aprendizados sobre circuitos elétricos. Pensando nos impactos ambientais que pilhas podem trazer para o meio ambiente, alguns grupos escolheram utilizar outros meios de produção de energia para acender as lâmpadas dos objetos, como energia cinética ou fontes ligadas a tomadas.

ACESSE AQUI os trabalhos.

Criando a cidade ideal (8ºs anos)

Alunos dos 8°s anos levantaram problemas que são enfrentados no cotidiano e propuseram ideias para a construção de uma cidade ideal, fundamentados nos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, que propõe tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

ACESSE AQUI os trabalhos.

Spanglish (9ºs anos)

Este trabalho teve como objetivo engajar os alunos na investigação sobre as interferências linguísticas, no par inglês/espanhol, em algumas regiões dos Estados Unidos. Os resultados das pesquisas foram apresentados

ACESSE AQUI os trabalhos.

Contos Psicológicos (9ºs anos)

Os alunos dos 9ºs anos leram o livro "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector, e estudaram a fundo o gênero Conto Psicológico. Com base no que leram e aprenderam, construíram seus próprios contos e também criaram vídeos em que faziam a leitura de alguns contos presentes na coletânea lida.

ACESSE AQUI os trabalhos.

Livros de crônicas - Cidades e Conexões (1º EM)

Como parte das atividades realizadas no Itinerário Formativo “Cidades e Conexões”, alunas e alunos escreveram suas próprias crônicas, buscando lançar um novo olhar sobre os contrastes da metrópole paulista. A partir das suas observações e experiências pessoais, as(os) estudantes refletiram sobre a questão da desigualdade e segregação socioespacial.

CLIQUE AQUI para ver os trabalhos.

Sites - Cidades e Conexões (1º EM)

A partir dos estudos e fotos registradas pelos alunos, feitos na cidade de São Paulo, os grupos produziram sites sobre a cidade.

Acesse os trabalhos: 1 | 2 | 3 | 4

Podcast: ocupação de áreas de risco (2º EM)

Com o objetivo de trabalhar os gêneros orais no Ensino Médio e promover a reflexão sobre questões da atualidade, as alunas e os alunos do 2EM desenvolveram, em grupos, alguns trabalhos a partir do tema “ocupação de áreas de risco”. Cada grupo ficou responsável por abordar um tópico como, por exemplo, condições geológicas das regiões afetadas, urbanização desordenada, políticas públicas e mudanças climáticas. Após a pesquisa, leitura e seleção de materiais em fontes confiáveis, os gêneros trabalhados foram: seminário, entrevista (com um especialista) e podcast.

CLIQUE AQUI para ver os trabalhos.