ED. INFANTIL E 1ºS ANOS
CURIOSIDADES, PERGUNTAS, HIPÓTESES E OBSERVAÇÕES COMPÕEM AS PROPOSTAS
Acreditamos que, ao adentrar o espaço escolar do Pioneiro na sua turma nova, as crianças compõem a proposta da escola com suas curiosidades, perguntas, hipóteses e observações.
As professoras, por sua vez, imprimem intencionalidade educativa como parte do trabalho pedagógico e mediam o conhecimento prévio das crianças, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento integral.
Para potencializar a proposta pedagógica na Educação Infantil e nos 1ºs anos, cada turma desenvolveu o que chamamos de Projeto da Turma.
O trabalho com projetos é uma das metodologias desenvolvidas no trabalho pedagógico do Pioneiro. Estes avançaram por caminhos próprios, considerando as relações estabelecidas pelas crianças com os temas.
Confira abaixo os resultados de algumas dessas interações!
"Primeiras Impressões" - G3A
Em conversas com a professora, as crianças demonstraram muito interesse em comparar os tamanhos de objetos, animais e pessoas. Depois de realizarem algumas comparações com os animais, participaram de uma atividade para comparar o tamanho dos pés. As crianças se divertiram e fizeram várias descobertas!
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Formigas de giz" - G3B
O tema foi escolhido através da escuta ativa e do que as crianças viam no espaço da Educação Infantil. As formigas e as relações que estabaleceram deste insento com o cotidiano: na rua, no caminho até o Pio, no parque, surgiu naturalmente o interesse pelas formigas.
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"As borboletas" - G4A
"As borboletas têm cores e tamanhos diferentes?"
Durante o estudo, as crianças responderam essa pergunta e também aprenderam a diferença entre borboleta e mariposa, como é a posição da asa de cada uma para pousar, o horário de voo de cada uma e diferenças em seus corpos e antenas. Nesse contexto, trouxemos para a sala um expositor onde eles puderam observar com a lupa cada uma. Querem saber as diferenças estudadas?
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"As sementes" - G4B
Durante uma aula de educação alimentar com a Cris nutricionista, as crianças do G4B demonstraram interesses e curiosidades sobre as sementes das frutas. E assim nasceu o projeto da turma G4B em 2022 que, após votação, foi batizado de "As sementes".
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Tartarugas" - G5A
O projeto do G5A surgiu através da leitura do livro “O jabuti, a baleia e anta”. As crianças ficaram intrigadas com o título do livro, mas o que chamou a atenção mesmo foi o jabuti. O assunto rendeu uma boa conversa e as crianças puderam compartilhar seus saberes sobre o assunto.
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Projeto das cobras" - G5B
Durante a leitura do livro "Bruxa, bruxa venha a minha festa", surgiu uma curiosidade e uma criança perguntou "Qual é o nome dessa cobra?" e várias hipóteses foram surgindo. Durante dias as crianças retomaram a conversa, perguntaram a diversas pessoas e a investigação envolveu leitura e pesquisa no laboratório!
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Monstros do Pio" - 1º A
Alunos e alunas do 1º ano A fizeram seu projeto inspirados na obra "Monstros urbanos" de Renata Bueno. Eles passearam pelo Pioneiro e criaram os seus próprios monstros a partir de fotografias dos espaços da escola! O resultado você pode conferir no link abaixo e nos encontros presenciais agendados pela professora Daniela.
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Envelopes" -1º B
Nosso projeto nasceu durante uma roda de leitura com o livro "A carta de Gildo". As crianças se sentiram inspiradas a escrever cartas para o Gildo e para outras pessoas. Durante este percurso, uma dúvida surgiu: Como as cartas chegam até um lugar distante?
A partir desta questão iniciamos o nosso projeto.
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Pedras" - 1º C
Nosso projeto começou num dos espaços escolares mais queridos pelas crianças : o parque.
Neste espaço, as crianças exploram o material concreto e vivo, bem como o simbólico, desde os primeiros dias de aula, gerando boas conversas, brincadeiras e estudos.
Deem uma espiadinha no que as crianças vivenciaram no parque em diferentes áreas do conhecimento!
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Memórias" - 1º D
Em situações cotidianas que ocorrem no ambiente escolar, recorrentemente surgem demandas das crianças associadas ao registro fotográfico de um momento, seja uma foto com os amigos, seja a produção de uma atividade, o registro de uma pose, ou mesmo de uma “careta”.
Intuitivamente, cada uma dessas demandas são carregadas por um olhar criativo e, por que não dizer, crítico do momento, uma percepção do ambiente, que denotam a materialização do dito popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Pedido geral da turma: “Professora, vamos tirar uma foto nossa com o pôr do sol”.
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Brinquedos e brincadeiras" - G3, G4, G5 e 1ºs anos
Brincar é muito mais do que um momento divertido e de descontração. É onde a criança se desenvolve, aprende, se arrisca, explora e descobre o mundo à sua volta e a si mesmo. Brincadeiras e jogos criam um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Assim, nas aulas de Educação Física nos divertimos, aprendemos e vivenciamos muitas brincadeiras e experiências.
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Pets, bugs e animais selvagens" - G3, G4 e G5
Durante as aulas de Inglês, nos divertimos, aprendemos e vivenciamos muitas experiências. As crianças aprendem um novo idioma e brincam ao mesmo tempo. Todos os temas dos Projetos foram decididos com elas, com os temas que mais gostavam e acharam interessante aprender. As aulas e atividades proporcionaram um ambiente temático para aprendizagem e desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo e social.
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Our favourite toys" - 1ºs anos
Os 1ºs anos aprenderam sobre os brinquedos, se são elétricos ou não, e como eles são ao redor do Mundo. Adoramos compartilhar os nossos brinquedos prediletos e fizemos um Mosaico para compartilhar os quatro brinquedos que mais gostamos. E quais são os seus brinquedos prediletos? Também queremos saber!
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Os sons dos objetos da cozinha de casa" - G3, G4 e G5
Este vídeo representa um pouquinho da experiência de pesquisa pelos utensílios sonoros da cozinha. Trabalhamos a prática da escuta atenta aos variados timbres, sons com intensidades fortes ou fracos, alturas graves ou agudas, tempo longo ou curto entre outras possibilidades que foram percebidas e descobertas pelas crianças. O varal foi esticado e nele foi pendurado alguns dos utensílios escolhidos pelos educandos
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.
"Projeto África" - 1ºs anos
Este projeto nasceu no mês de junho, quando nos preparávamos para a festa junina, estudando e vivenciando um pouquinho do Bumba Meu Boi do Maranhão, essa manifestação afro-brasileira tão importante. Foi quando conhecemos a brincante da cultura popular Ana Maria Carvalho, figura importante que difundiu a cultura afrodescendente no sudeste. A partir daí, surgiram questões como: "o que é ser afrodescendente" e "o que é cultura afro-brasileira". Começamos então uma incrível jornada pelo continente africano.
CLIQUE AQUI e confira o trabalho.